segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Peixe Kinguio (Japônes).


O kinguio é um peixe que é maravilhoso de criar,além disso são de fácies manutenção.A beleza dos kinguios é extremamente magnífica.Não é aconselhado colocar kinguios em aquários com outros peixes porque os outros peixes podem beliscar a cauda do kinguio,por causa que os kinguios são meio bobinhos.

Existem diversas "raças" e diversas cores desde o vermelho até o preto e etc... E as "raças" também são diversas como o Redcap,Cometa,Ryukin,telescópio,Oranda,.Sete Cores,Leão,Celestial,Bolha,Ranchu e etc...Os kinguios filhotes têm preço muito baixo mesmo por isso são muitos presenteados como peixinhos Dourados e são postos em aquários muitos pequenos o que não é adequado.Eu mesmo tenho um kinguio dourado e eu gosto muito dele.A alimentação deve ser adequada e balançeada.Eles gostam de águas frias.E no aquário deve ter boa filtragem por que os kinguios fazem muitas fezes.Os kinguios podem chegar á 10anos no aquário.



Artigo:

Ficha do Kinguio:
Família: Ciprinídeos
Nome científico: Carassius auratus (LINNEU)
Origem: China
Tamanho: Até 30cm. Vivem 20 anos ou mais
Temperatura: 5 a 26oC
Temperatura reprodução: Acima de 20oC

PH Ideal: 6,8 a 7,0
Dureza ideal: 0 a 2odH
Dimorfismo sexual: Macho menor e mais esguio. Opérculo e nadadeiras ásperas. Os raios da dorsal e peitoral são ásperos. Pequenas borbulhas na base do opérculo, a fêmea é maior e mais volumosa.

Características principais na criação:
Maturidade Sexual: Aproximadamente 1 ano (7cm)
Reprodutores: Peixes entre 1 e 2 anos
Comportamento: São peixes pacíficos
Quantidade ideal de água: 20 litros para cada peixe adulto
Postura: Em média 1000 ovos. Dura horas.
Ovos: Cor de âmbar claro. Diâmetro de 0,5mm, adesivos.
Eclosão: Demora aproximadamente 5 dias (à 23oC
Absorção de vitelo: Demora 3 dias.

Primeiros alimentos: Infusórios, leite em pó, gema de ovo cozida, seca ao sol e pulverizada, 
microvermes criados em aveia, "água verde".
Época de reprodução: Início da primavera
A desova: Inicia-se sempre ao amanhecer, com intensa movimentação dos reprodutores por entre as raízes de plantas flutuantes.

Condições de habitat:
Como são peixes de água fria, podem ser criados e mantidos no quintal da sua casa, em tanques que tomam sol e chuva.

Cometa
Cometa

domingo, 30 de outubro de 2011

Palmeira Areca-bambú


A palmeira Areca-bambú é muito usada no paisagismo e é muito popular em ambientes internos e externo.Eu tenho vários exemplares de vários tamanhos.Quando ela está plantada no chão ela fica com dobras maravilhosas nas pontas das folhas,ficando parecida com a plameira Hiuca.Elá é muito usada em lojas e terraços para decoração.Ela tem rápido crescimento e pode ser conduzida de duas formas: com porte arbustivo (com muitos caules - atinge até 3 metros) ou arbóreo (com poucos caules - atinge até 9 metros).A areca coloca várias pencas de flores que depois viram os frutos.Eu gosto bastante desta palmeira e uma DICA para voçês:Se voçês quiserem deixar ela assim:  
                                                                              



É so cortar as fiações que crescem no meio e em volta dela e assim ela tomo vigor para crescer.



Minha Areca:

































Artigo:



Nome popular: areca bambu ou palmeira areca
Origem: Madagascar
Porte: atinge 6m de altura
Flores: inflorescências com flores pequeninas e amareladas sem valor ornamental
Cultivo: em vasos ou em jardins
Solo: não é muito exigente quanto ao solo
Clima: quente
Luminosidade: suporta bem tanto sol pleno quanto meia sombra
Irrigação: frequente
Dificuldade de cultivo: muito fácil
Adubação: utiliza a cada dois meses NPK rico em N
Curiosidade: é certamente a palmeira mais utilizada em todo país. Quando jovem possui aspecto de touceira e, mais tarde, passa a ter um formato mais característico.

FOTOS:





Frutos:



Flores:



Dobras:


Exemplares jovens:


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tartaruga Tigre d' água



A tartaruga tigre d' água é um ótimo animal de estimação mas tem que ser registrado pelo Ibama.Eu sou louco para ter uma,porque eu acho ela um animal muito bonito e que é muito dócil.Para poder ter uma em casa é preciso ter vários cuidados porque ela é um animal de sangue frio e não consegue regular a temperatura do corpo sozinha então precisa de luz apropriada,de um áquario com a parte de água e a parte seca(ilha),e também precisa de  uma ração especial feita para répteis.



A tartaruga tigre d' água são onívaras,mas já existem rações específicas como citei acima.Você pode identificar o sexo dela apartir de 5 ou 6 meses,o macho tem a parte inferior(o plastão) é  um pouco concava para se ajustar com a da fêmea na hora do acasalamento,e a cauda é mais comprida e volumosa.A fêmea é maior e tem o plastão maior para ocupar os ovos  e reto.Vive dentre 30 á 100
anos.



FOTOS:




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pássaro Saíra Sete-cores.


O saíra também é chamado de Pintor,e  é um Pássaro muito maravilhoso e esplendido.Se alimenta principalmente de frutas mas também aprecia insetos.E uma explosão de cores e também muito chamativo.Costuma comer em comedouros no ar livre.



Artigo:


Distribuição

Sul e sudeste.

Habitat

Matas.

Fêmeas e jovens

As fêmeas e os jovens apresentam coloração com menos brilho.

Outras formas

No Brasil ocorrem cerca de dezenove espécies do gênero Tangara, rodas de rica coloração. Algumas das mais conhecidas são:
Saíra-militar ou Saíra-de-lenço (Tangara cyanocephala) a F6emea tem coloração mais opaca.
Saíra-Paraíso(Tangara chilensis) O macho e a fêmea são iguais.
Saíra-sapucaia (Tangara peruviana) A fêmea é esverdeada, sem perder o castanho da cabeça.
Saíra-largata (Tangara desamaresti) O macho e a fêmea são iguais.
Tipo de ninho
Na natureza consta que fazem ninho aberto, em forma de taça. Em cativeiro costumam aceitar caixa quadrada de madeira de 15 cm de lado.

Postura
2 a 3 ovos.

Incubação
13 dias.

Comportamento e reprodução
A Saíra-sete-cores é muito agressiva e reproduz mais facilmente em viveiros arborizados, com apenas um casal por recinto.

Tamanho
13,5 cm.

Anel
3 mm.


Fotos:
Adulto com filhote





Fêmea



Bando em  comedouro



















domingo, 18 de setembro de 2011

Minhas Plantas!

Estou muito feliz por minhas plantas estarem Florindo e muito bonitas e por conseguir novos exemplares!Principalmente por minha ORQUÍDEA está florindo pela primeira vez!E por ter conseguido comprar um KAIZUKA.

Papoula:







ORQUÍDEA:


Kaizuka:


Petúnias:

Sapoti enxertado:

domingo, 31 de julho de 2011

Peixe Beta






Os betas conquistaram muitas pessoas com suas cores e de fácil criação.Eu por exemplo já tive várias betas,elas são incrivelmente bonitas e são conhecidas como "peixe de briga",por causa que quando outro macho vê outro macho ou até mesmo se vê no espelho ele se arma para brigar e é ai que as cores  ficam mais brilhantes.Eu já tive betas que ficaram comigo até 3 anos foi uma experiência ótima ter um peixe beta no aquário,e também já reproduzi filhotes, é tão interessante o abraço que o macho dá na fêmeas ele dá um abraço para poder copular com a fêmea.Existem de várias cores desde o amarelo até o azul,vermelho,violeta,branco,bicolor..etc O peixe beta também ganhou fama por ter  um preço muito baixo(dependendo do exemplar).Os machos são maiores que as fêmeas e os machos têm cauda maior do que as fêmeas.Existem várias "raças" como beta pente e etc...


Artigo:


O macho, além de maior que a fêmea, possui a calda mais arredondada e voltada para baixo, suas nadadeiras são mais longas e possuem um colorido mais forte.
Um peixe beta adulto mede de 5 a 7cm e vive em média aproximadamente 2 ou 3 anos.
Troque a água de seu aquário “pequeno” pelo menos duas vezes por semana, evitando assim o ataque de fungos causados pela rápida estagnação da água.
Se sua intenção é ter betas num aquário comunitário, coloque apenas as fêmeas e com espécies muito pacíficas, pois peixes um pouco mais agressivos poderiam machucá-los. Outra dica é não manter um volume de água muito grande, pois elas não aguentariam a pressão.
A espécie do peixe beta é originária  da Tailândia e China, muitas vezes são utilizados em apostas de brigas-de-peixes e os responsáveis por essa fama de “peixe-de-briga” são os machos, que não permitem e não suportam a penetração de outro macho em seu território, agredindo o intruso com fortes mordidas, eriçando os opérculos e as nadadeiras até que diante deste duro combate, um deles morra.


 
Por este motivo, os machos não podem ser colocados num mesmo aquário, caso contrário devem ser separados por um vidro, ficando cada um numa das metades do aquário e, para que não se vejam, deve ser colocado algumas 
plantas. Já a fêmea pode viver em grupos pois não tem esse comportamento agressivo.




terça-feira, 21 de junho de 2011

Jardins verticais




Os jardins verticais são maravilhosos para decorar e trazer uma modernidade e harmonia para o ambiente.Existem várias plantas e materiais para se fazer um.O jardim vertical pode ser feito para cubrir e desfaçar defeitos e imperfeições na parede.Pode ser construído perto de piscinas e em varandas de apartamentos ou até mesmo na sua sala.Tem fácil manuntenção ,Melhora a iluminação do ambiente e dá mas harmonia e requinte ao ambiente.Os jardins verticais tem principal destaque os vasos de paredes e por trás sustentado por madeira(eucalipto ..etc) fibra de coco ,ou pela própria parede,e embaixo, canteiros ou vasos.Diversos tipos de vasos de paredes são usados como de cerâmica,barro,Plástico ou até mesmo latas recicláveis e etc...

Artigo:

A última novidade agora são os jardins verticais. De uma hora para outra todos agora são especialistas em jardins verticais, mesmo quem nunca viu um na sua frente, tem coragem de projetar e executar jardins verticais. Uma febre que seria bom que viesse para ficar.
Já na década de 70, Roberto Burle Marx utilizava a solução do jardim vertical, são conhecidos os seus projetos para Xérox do Brasil, ou a utilização do jardim vertical no Parque Central, em Caracas – Venezuela. Desde aquela época até hoje, muita coisa tem mudado, não sempre para melhor.
Os jardins verticais praticamente desapareceram, para voltar com força total no inicio de 2000. A falta de paisagistas que conheçam adequadamente a fisiologia das plantas inibiu os bons projetos. As novas técnicas e tecnologias permitem que agora os jardins verticais se apresentem como uma alternativa a falta de espaços, a necessidade de mais verde e a ânsia por soluções mais criativas.
O que devemos considerar na hora de optar por um jardim vertical?
1. A escolha do local. Identificar se o local reúne as condições ideais para a implantação do projeto.
2. A iluminação. Preferencialmente escolher locais que tenham uma boa iluminação natural, se for zenital, perfeito, caso contrário a iluminação de grandes janelas e aberturas será perfeito. Se o jardim for externo, prestar muita atenção ao excesso de insolação, as plantas que prosperam bem nos jardins verticais, normalmente não toleram muito sol direto.
3. Irrigação. Prever um sistema de irrigação adequado, que permita manter a umidade das plantas do jardim. Em geral nos jardins verticais teremos muita drenagem, e perda de água. O que pode levar a algumas plantas epífitas facilmente a stress hídrico.
4. Escolher as plantas. Nem todas as plantas são adequadas para jardins verticais. Prefira as epífitas, philodendros, peperômias, bromélias, samambaias, orquídeas e Aeschynanthus, são algumas boas alternativas.
5. Escolha um bom substrato. Os substratos a base de fibra de coco, são os melhores, mas pode contar com outras alternativas na sua região. Prefira substratos de boa qualidade, não é fácil acrescentar ou repor o substrato de um jardim vertical. Em alguns casos pode exigir refazer todo o jardim.
6. Pense na manutenção. Um jardim vertical exige um elevado nível de atenção, que não quer dizer que exija muita manutenção, se o projeto está bem concebido a manutenção será mínima.
7. Contrate um bom profissional com experiência. O seu risco de errar será muito menor.
Vocês sabem que o uso dos xaxins foi proibido já tem algum tempo. Em função disso desenvolveu-se um sistema em que a fibra do coco misturada à seiva da seringueira, forma um material que se converte em vasos, placas, mantas, painéis, e muita coisa mais. Com esse material é possível construir um jardim vertical a baixo custo, que atua como uma proteína, facilitando o crescimento e enraizamento das plantas. É durável, permeável, um fungicida natural e que vai manter suas plantas saudáveis.
Observem nas fotos como os painéis com vasos foram montados uns sobre os outros.
Como fazer?
  1. Impermeabilize muito bem a parede que irá revestir. Existem produtos apropriados para isso.
  2. Escolha, segundo o tamanho da sua parede, a forma de aplicação, se painéis ou placas com vasos.
  3. Fixe as placas na parede usando parafusos.
  4. Se desejar, instale mangueiras de irrigação. Se a parede for alta, isso facilitará a sua vida. Nesse caso consulte um especialista.
  5. Coloque terra, adubo e plante suas plantas preferidas da forma tradicional.



Placa com vaso de fibra de coco


Principais plantas usadas:




Bromélias:

Orquídeas:






Aneto ou Alfinete:



Samanbaias:




Lírio da paz:


Papiro:




Jibóia:










Ripsális: 























Fotos:
Aspargos e prquídeas nos vasos de fibra de coco













Créditos:
http://www.portalpaisagismo.com.br/artigo/6/Jardim_vertical.html
www.viladoartesao.com.br