segunda-feira, 18 de abril de 2011

dachshund-Salsichinha


O  dachshund é um ótimo cão de companhia,eu acho uma ótima raça,muito brincalhona e companheira.Existem várias cores desde o preto clássico,marrom claro,alerquim,preto com marrom,malhado.cinza com preto dentre outras..etc O dachshund tem dois tipos de pelagem a curta e a pelo longo.Eu prefiro e acho mais bonita  a de pelo longo de cor marom claro.


Artigo:

O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugosmarmotas e outros animais que habitam buracos.
A raça também é chamada no Brasil popularmente de "lingüicinha" , "salsicha",por causa do seu corpo longo, e "dachshound", leitura errada do nome original em Alemão ( Dachshund). Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.
Temperamento:
Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro".
Se, no início, o Dachshund era um valente e destemido caçador, hoje deixou, em grande parte, de lado suas antigas atividades e transformou-se num animal de companhia. Em função do seu tamanho é uma excelente opção para o grande número de pessoas que mora em apartamentos especialmente porque aprende com facilidade os hábitos de higiene. Adapta-se bem a locais pequenos e não é do tipo destrutivo que rói os móveis e come as roupas.

Aparência: 
 Um Dachshund normal tem em média de 6 a 9 kg, enquanto um miniatura varia e tipicamente pesa menos que 5 kg. Dachshunds modernos são caracterizados pelas suas pernas curtas, pele solta e peito tipo barril, atributos que foram deliberadamente adicionados à raça para aumentar a sua habilidade de entocar-se em espaços apertados. Eles têm três variadades de pêlo: liso, pêlo longo e pêlo duro; o Dachshund de pêlo duro é geralmente menor no comprimento do que os outros dois.              

Saúde:
A raça é e extremamente forte. Existe ocorrência de problemas na coluna vertebral, geralmente ocorrem quando o cão esta obeso ou tem hábito de subir e descer escadas. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correcto ajudam a prevenir estes problemas.
Pelagem:
Pelo longo:



Pelo curto:



Algumas cores:
Preto com marrom:


Todo preto:



Marrom:


Arlequim: