domingo, 31 de julho de 2011

Peixe Beta






Os betas conquistaram muitas pessoas com suas cores e de fácil criação.Eu por exemplo já tive várias betas,elas são incrivelmente bonitas e são conhecidas como "peixe de briga",por causa que quando outro macho vê outro macho ou até mesmo se vê no espelho ele se arma para brigar e é ai que as cores  ficam mais brilhantes.Eu já tive betas que ficaram comigo até 3 anos foi uma experiência ótima ter um peixe beta no aquário,e também já reproduzi filhotes, é tão interessante o abraço que o macho dá na fêmeas ele dá um abraço para poder copular com a fêmea.Existem de várias cores desde o amarelo até o azul,vermelho,violeta,branco,bicolor..etc O peixe beta também ganhou fama por ter  um preço muito baixo(dependendo do exemplar).Os machos são maiores que as fêmeas e os machos têm cauda maior do que as fêmeas.Existem várias "raças" como beta pente e etc...


Artigo:


O macho, além de maior que a fêmea, possui a calda mais arredondada e voltada para baixo, suas nadadeiras são mais longas e possuem um colorido mais forte.
Um peixe beta adulto mede de 5 a 7cm e vive em média aproximadamente 2 ou 3 anos.
Troque a água de seu aquário “pequeno” pelo menos duas vezes por semana, evitando assim o ataque de fungos causados pela rápida estagnação da água.
Se sua intenção é ter betas num aquário comunitário, coloque apenas as fêmeas e com espécies muito pacíficas, pois peixes um pouco mais agressivos poderiam machucá-los. Outra dica é não manter um volume de água muito grande, pois elas não aguentariam a pressão.
A espécie do peixe beta é originária  da Tailândia e China, muitas vezes são utilizados em apostas de brigas-de-peixes e os responsáveis por essa fama de “peixe-de-briga” são os machos, que não permitem e não suportam a penetração de outro macho em seu território, agredindo o intruso com fortes mordidas, eriçando os opérculos e as nadadeiras até que diante deste duro combate, um deles morra.


 
Por este motivo, os machos não podem ser colocados num mesmo aquário, caso contrário devem ser separados por um vidro, ficando cada um numa das metades do aquário e, para que não se vejam, deve ser colocado algumas 
plantas. Já a fêmea pode viver em grupos pois não tem esse comportamento agressivo.