terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Palmeira Rápis-ótima para ambientes internos.

Palmeira Rápis


A palmeira-rápis é uma elegante palmeira, ereta e entouceirada, muito utilizada na decoração de interiores. Os japoneses foram os primeiros a utilizá-la como ornamental, coletando espécimes na China, para adornar o Palácio Imperial.
Ela apresenta múltiplos estipes (caules), semelhantes ao bambú e revestidos com uma fibra rústica e marrom. As folhas são palmadas, plissadas, de coloração verde-escura e muito brilhantes. Planta dióica, com inflorescências ramificadas, compostas de pequenaflores amarelas que originam frutos ovóides e brancos, de pouca importância ornamental. Ocorrem formas miniaturas e de folhas mais largas ou variegadas também, muito caras e raras em cultivo.
De crescimento lento, a palmeira-rápis pode alcançar até 4 metros de altura. Sua utilização paisagística é bastante ampla, podendo ser plantada isolada ou em grupos, inclusive compondo graciosas cercas vivas de desenho informal. Encaixa-se com perfeição em jardins de inspiração oriental ou tropical. É também muito popular na decoração de escritórios, lojas, eventos, shoppings centerssalas de estar. Quando plantada sob sol pleno, apresenta uma coloração verde mais clara nas folhas, que amarelam mais rapidamente.
Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa, em solo fértil e bem drenável, irrigado regularmente. A palmeira-rápis aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento. Regas regulares em substratos muito bem drenados são ideais para o seu cultivo em climas quentes. Leves adubações anuais são o suficiente para plantas cultivadas em ambientes internos. Não tolera geadas, ambientes muito secos ou com ar condicionado por tempo prolongado. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se por sementes e divisão das touceiras.
Fica ótima em Jarros:




4 comentários:

  1. Gostaria de saber como e quando devo fazer a divisão das touceiras da Rápi? Existe uma época certa? Obrigada
    Katia

    ResponderExcluir
  2. Katia para fazer a divisão de touceira na rápis e recomendado quando retirar a muda da touceira a muda ser plantada na primavera.

    Podemos fazer isso separando as brotações laterais e plantando-as em outro local ou vaso.

    ResponderExcluir
  3. olá tenho uma dessa em um vaso e está na sala,mas ela esta secando o que faço?Aguardo resposta.
    obrigada
    Milene

    ResponderExcluir
  4. Pode ser por falta de água ou de nutrientes.Seria bom voçê colocar húmus de minhoca e outros nutrientes.

    ResponderExcluir