sábado, 11 de dezembro de 2010

Peixes-molinésia






A molinésia é um ótimo peixe para se criar em aquários pequenos ou grandes,muito prática e fácil de cuidar.A molinésia procria muito rápido.As molinésia são vivíparas e dão cria a alevinos já formados.




Artigo:


A origem das molinésias é um tanto polêmica. Sabe-se que são animais portadores de células na pele com excesso de melanina, o que as tornam negras e são integrantes da família dos poecilídios. Sua manuntenção em aquários é relativamente fácil, mas devemos tomar algumas medidas, como manter a água ligeiramente alcalina, dar bastante espaço para elas, fazer com que 20% da água seja marinha, mas na impossiblidade de consegui-la, acrescente uma colher de chá de sal grosso para cada 4 litros de água, apesar de os resultados não serem os mesmos, uma boa iluminação e manter a tempertura sempre entre 25 e 29 graus, pois elas são muito sensíveis a mudanças de temperaturas e as plantas flutuantes.





Reprodução:
Como já comentado, os machos passam o tempo todo tentando copular com as fêmeas, então isso não será motivo de preocupação para o aquarista.

A gestação dura cerca de 30 dias, e é necessário ficar atento quando os filhotes nascerem pois os adultos podem comê-los, daí a preferência por aquários densamente plantados ou a montagem de um aquário pequeno com muitas plantas só para a fêmea, até o nascimento dos alevinos, uma dica para o nascimento ocorrer mais rápido, é elevar a temperatura para 28ºC, mas deve-se ter em mente que isso pode ocasionar o nascimento de filhotes prematuros.

O uso de "criadeiras" plásticas não é recomendado pois o espaço é reduzido e um erro de cálculo do aquarista pode deixar a fêmea por muito tempo neste confinamento, o estresse gerado pode ocasioanar o nascimento de filhotes mortos ou até mesmo a morte da fêmea. Os filhotes devem ser mantidos longe dos adultos, até adquirirem um tamanho que não permita que sejam devorados.

A alimentação dos filhotes deve ser feita com dáfnias, artêmia recém nascida, microvermes e ração floculada reduzida a pó, os adultos devem ter uma dieta a base, principalmente, de vegetais, algas (são ótimas devoradoras de algas), ração básica, ração de spirulina etc, mas sem esquecer dos alimentos vivos como artêmia, dáfnias, minhocas entre outros.



O macho tem uma crista grande nas costas e afêmea não tem esta característica:


Macho:





Fêmea:





As mais comuns são as molinésias:


Balão:







Simples:







E existe diversas cores:


Dálmata:








Negra:



Prateada:





Laranja:





e entre outras cores...







92 comentários:

  1. como cuidar da melhor forma dos filhotes?e como saber que uma molinesia simples e uma molinesia balao estao gravidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a barriga da simples ta enxada e porque estar gravida

      Excluir
  2. É bom deixar os filhotes separados dos adultos,e também dar uma ração apropriada para alevinos.A molinésia simples quando está gravida fica com a barriga "enxada" e grande,a molinésia balão fica com uma mancha escura na parte anal, e eu notei que a balão fica com um pontinho branco na região anal também.

    ResponderExcluir
  3. obrigado..ja agora quanto a platy como sei quando estao gravidas?a minha molinesia teve 3 filhotes mas depois de os separar acabaram por morrer e nao percebi porque..esse pontinho branco fica saliente no corpo ou e como se tive se la pintado?

    ResponderExcluir
  4. Para saber se a platy está gravida é so seguir as dicas que eu dei para a molinésia,porque os platys são da mesma família das molinésias então se enquadra!Os filhotes podem ter morrido por causa da mudança de ph de uma água para outra.O pontinho fica bem grandinho quando vai chegando perto dos filhotes nascerem e fica na região anal.

    ResponderExcluir
  5. uma platy já teve 50 agora estão atento a molinésias balão..como sao uma branca e outra dalmata e e a primeira vez que tenho ta mais dificil ver o pontinho branco e saber quando estao prestes a ter..

    ResponderExcluir
  6. quanto tempo achas que as molinesias podem ficar nas criadeiras de plastico?

    ResponderExcluir
  7. A mãe deve ser retirada da criadeira logo depois que os filhotes nascerem.

    ResponderExcluir
  8. um macho molinesia simples pode "emprenhar" uma molinesia balao?

    ResponderExcluir
  9. obrigado..uma molinesia simples teve me ontem 50 filhotes..agora queria conseguir por a molinesia balao na altura certa na criadeira para ter os filhotes

    ResponderExcluir
  10. depois da molinesia ter os filhotes com quanto tempo depois ela pode ter de novo?

    ResponderExcluir
  11. espada pode crusar com molinesia?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Eu já ouvi várias vezes que já aconteceu de o espada-sangue ter acasalado com molinésia,mas eu nunca vi um exemplar desse cruzamento.A fêmea de molinésia pode ter mais filhotes depois de 30 dias.

    ResponderExcluir
  14. comprei um vidrinho de ovos de artêmia sem casca p da p os alevinos do beta so q todos morreram pois so pudi ir comprar com 4 dias depois deles terem nascidos mais enquanto n comprava eu botava a raçao normal q eu era acostumada a dar p os outros peixes no dia q botei os ovos p eles comerem eles ainda estavam vivos ai no outro dia apareceu tudo morto eu n entendi o pq , e tbm queria saber se esses ovos q comprei posso dar p as molineseas tbm e como faço para as artemias nascer se tem como pois esses q comprei sao ovos sem casca aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
  15. Para se ter uma criação de artêmia,precisa-se de equipamento,que custa um pouco caro,como "incubadora",reservatório,rede extremamente com furos bem pequenos mesmo para poder manejá-la, etc...

    ResponderExcluir
  16. então esses ovos de artemias sem casca serve para alimentar alevinos de beta? e p as molinesias tbm serve?

    ResponderExcluir
  17. Serve sim.E ser para quase todos os tipos de alevinos!

    ResponderExcluir
  18. vc sabe dizer pq os peixes beta morre tão rapido principalmente os machos n sei mais o q faço pois cuido direitinho e eles ainda morre

    ResponderExcluir
  19. Pode ser por causa de choque térmico que se pode acontecer quando tira o peixe de uma água e na mesma hora coloca em outra água de diferente temperatura de que ele foi tirado.

    ResponderExcluir
  20. tem alguma coisa q eu possa dar p as molinesias filhote p crescerem rápido?

    ResponderExcluir
  21. ganhei um casal de molinésias e com dois dias, apareceram 17 filhotes. quais os cuidados? o aquario pode ter pedrinhas, enfeites, etc. ou tem que ficar sem nada até ficarem adultos? qual o tempo para eles ficarem adultos?

    ResponderExcluir
  22. OS cuidados são de fornecer ração especificas de alevinos e é bom o áquario conter várias plantas naturais ou artificiais para poder se proteger.Em torno de 3 á 4 meses ele já são adultos e já podem reproduzir.

    ResponderExcluir
  23. comprei uma molinesia grávida, mas ela morreo como vou tirar os filhotes de la, ou ja estão mortos

    ResponderExcluir
  24. Tem grande chance dos filhote já estarem mortos por conta de não haver nutrientes e oxigênio suficiente já que a mãe está morta.Não é aconselhavel a retirada,só dê um fim ao corpo.

    ResponderExcluir
  25. Olá Gustavo tudo bem? Já vi que você é bem entendido de Molinésias, rsrs... já eu estou cheia de dúvidas!!! Comprei um casal, parece que a fêmea está grávida e eu tenho outros peixes no aquário e estou com medo que eles comam os filhotes quando nascerem. Pensei em colocar a fêmea na criadeira, mas depois de ler seu comentário não sei se é a melhor opção. Vou viajar e ficar fora 5 dias, tenho medo de que nasçam e eu não consiga salvar os filhotes, não sei de quanto tempo ela está grávida, tem alguma forma de saber? Ah!!! Quantos filhotes nascem de cada cria??? Desde já agradeço a ajuda!!!

    ResponderExcluir
  26. O aconselhável é apesar de tudo colocar na criadeira,porque as criadeiras têm um sistema de abertura no fundo que quando os filhotes nascem eles passam para o outro lado por essa abertura e ficam protegidos das mães,o correto é a criadeira.depois de 30 dias as mães já podem ter novos filhotes.a quantidade de filhotes pode variar pelos fatores da alimentacao ,temperatura e etc Já tive molinesias que pariram 5 filhotes e já tive uma que pariu 25 filhotes. OBG por estar ligada a este blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gustavo poderia me ajudar com algumas dúvidas seguinte quero reproduzir molinesia balão porém como faço. Tenho vários exemplares de molinesia lira comum entre outros. Mas só tenho um macho comum que procura as férias e uma única delas que seria uma abora comum se eu separar o casal que eu quero em uma criadeira de redinha

      Excluir
  27. Obrigada pela ajuda!!!
    Consegui tirar ela a tempo do aquário, nasceram cerca de 30 filhotes, perdi a conta, rsrs... mas usei a criadeira de telinha mesmo, vou comprar essa outra para os lebistes, esses estão comendo os filhotes assim que nascem. Eu é que agradeço por poder contar com o blog para me ajudar.

    ResponderExcluir
  28. Ola Gustavo tudo bom? Gostaria de saber qual é a melhor maneira de cuidar e tratar dos filhotes de molinesia , por que já tive em meu aquario filhotes de platy e de molinesia mais eles morreram, hoje comprei outra molinesia que no meio do caminho veio soltando filhotinhos. Não queria perder esses tambem. Desde já grata'

    ResponderExcluir
  29. Uma Obs: são filhotes de molinesia dalmatas :D

    ResponderExcluir
  30. Geeh, eu comprei um criadouro que é um a redinha. Fica dentro do aquário mesmo. Parece uma cestinha. Quando acho que a mãe está na hora de soltar os filhotes coloco ela na cesta e espero eles nascerem, depois tiro a mãe de lá. Estou na primeira cria, mas está dando certo por enquanto. Ainda não soltei eles com os maiores porque acho que estão pequenos de mais. Mas parece que dá certo porque eles nascem já na água do aquário mesmo, sem cloro, sem risco de mudança de ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liana obrigada pela dica, e posso te perguntar oque você esta ddando para alimentar seus filhotes?

      Excluir
  31. Imagina, precisando de ajuda é só falar!!! Não sei muito, ainda estou aprendendo, mas como gosto de receber dicas passo também. Estou dando aquela ração que parece um papelzinho, alimento em flocos para peixes ornamentais, da Alcon. Eu dava o Alcon Basic, mas encontrei o Alcon Colours que é pra realçar as cores. Como tenho no aquário outros peixes, parece que eles tem gostado. Também dou aquela raçãozinha de bolinhas que é pra Betta, para os filhotes, eles comem td, devem gostar, rsrs...
    Segue os links pra vc ver qual dou. Qualquer coisa é só falar.Boa sorte co os peixinhos!!! http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=ra%C3%A7%C3%A3o%20para%20betta&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&bvm=bv.41867550,d.eWU&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=V9YOUdGVH4H49gS3wYGwBQ#imgrc=-l8XoQt2u3hc8M%3A%3BBAkcUeDYU1Kq0M%3Bhttp%253A%252F%252Ffiles.deolhonobicho.webnode.com.br%252Fsystem_preview_200000016-1614d16595%252FRa%25C3%25A7%25C3%25A3o%252520Mini%252520Betta.%2525201%252C50.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fdeolhonobicho.webnode.com.br%252Fproducts%252Fra%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o%252520para%252520betta%252F%3B200%3B200
    http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=ra%C3%A7%C3%A3o%20para%20betta&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&bvm=bv.41867550,d.eWU&biw=1280&bih=709&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=V9YOUdGVH4H49gS3wYGwBQ#um=1&hl=pt-PT&tbo=d&tbm=isch&sa=1&q=alcon+colours&oq=alcon+colours&gs_l=img.3..0i24.20690.25623.0.26426.13.13.0.0.0.0.1060.8143.3-1j1j1j2j5.10.0...0.0...1c.1.2.img.z_TkNQCmWrI&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&bvm=bv.41867550,d.dmQ&fp=12d794d3b134b195&biw=1280&bih=709&imgrc=OTGE-3EspQVo4M%3A%3Brms_W1Zh1FMSAM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.petshopnik.com.br%252Fimage%252Fcache%252Fdata%252FProdutos%252FPeixes%252FColours%25252010g%252520copy-700x700.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.petshopnik.com.br%252Findex.php%253Froute%253Dproduct%252Fproduct%2526product_id%253D268%3B700%3B700

    ResponderExcluir
  32. OI Liana, valeu mesmo pelas dicas esta tudo indo bem, os bbs peixes estão todos vivos :D

    ResponderExcluir
  33. Oi eu gostaria de saber, eu comprei um peixinho molinesia, e ele não quer se alimentar, o que sera pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Ele pode estar doente ou não se adaptou ao tipo de ração.

    ResponderExcluir
  35. Os levinos de molinesia se eu colocar eles num aquario sem bomba eles morrem

    ResponderExcluir
  36. Tenho uma molinesia velifera preta e não sei se está gravida... Existem alguns sintomas que mostrem que ela esta gravida no inicio da gravidez? Se estiver gravida quanto tempo e que demora ate lhe crescer a barriga? E já agora, quando é que sei se ela esta mesmo perto de ter os pequenos?

    ResponderExcluir
  37. Para saber se ela está grávida ,observe o tamanho da barriga e veja se encontra um ponto branco na saída anal.Se tiver estes "sintomas " é que ela está grávida.cerca de semanas ela vai dar à luz .e depois de 30 dias ela já pode novos filhotes.

    ResponderExcluir
  38. Robson Silva, Os alevinos devem ter morrido por causa de falta de oxigenação na água!

    ResponderExcluir
  39. Bom dia! Estou com dificuldades na criação de Molinésias Balão.É o seguinte, elas simplesmente morrem no me aquário, que possuo a anos... tenho Acarás, Mato-Grosso, entre outros. o aquário é de 300 litros, e fica em constante observação quanto ao PH e aparecimento de doenças... Obrigado;
    Marcos

    ResponderExcluir
  40. pode ser que as molinésias estejam contaminada ou com alguma doença incubada.verifique mais os sintomas marcos.

    ResponderExcluir
  41. Olá Gustavo,tenho uma molienísia ela está com uma barriga muito grande e o macho fica perseguindo a fêmea , já separei mas ela nao pario e fica soutando umas bolinhas tipo óleo o que pode ser e o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  42. ola galera,gostaria de dicas de como cuidar das minhas molinésias,pois,hoje faz três dias q morreu a segunda; sou um iniciante neste meio,valeu.

    ResponderExcluir
  43. boa noite gostaria de saber quando a molinesiia esta perto de ter filhotes ella solta gosma pelo anus?

    ResponderExcluir
  44. nao estou sabendo distingui o sexo da molinesia, alguem pode me ajuda?

    ResponderExcluir
  45. nao estou sabendo distingui o sexo da molinesia, alguem pode me ajuda?

    ResponderExcluir
  46. o sexo da molinésia é caracteerístico do macho ter um par de tipo fios embaixo da barriga.

    ResponderExcluir
  47. eai gustavo meu nome e cesar eu tenho um aquario de 45 reais e minha molinesia e preta ai eu comprei dois peixes da molinesia um macho ea outra femea ai queria saber quand os filhotes nascerem e para deixar com os outros peixes

    ResponderExcluir
  48. eu separei meus molinesias para procriação,sera q eu fis serto?

    ResponderExcluir
  49. meu nome e kamyla e gostaria de saber quanto tempo demora para os filhotes nascerem

    ResponderExcluir
  50. ou me ajuda ai
    minhas molinesia testao tudo morendo
    e se eu comprar mais elas acabao morrendo tb
    ja testei o ph esta bom mais elas nao parao de morrer
    sera q e pelo tamanho do aquario?

    ResponderExcluir
  51. a esqueci de falar ela fica quetinha no fundo do aquario ja comprei umas 25 molinesia negra e so estao morrendo

    ResponderExcluir
  52. restarao 3 e estao com uma coisa q fica branca e transparente em volta tipo uma pele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verifique se a temperatura está bem regulada, se o pH está bom, se os nitratos estão nos níveis certos.
      essa «coisa branca e transparente» poderá ser uma doença e convém tratar dela antes que morram. o melhor é ir a uma loja de animais comprar o tratamento, é barato, peça o medicamento para tratar fungos dos peixes.

      Excluir
  53. Olá Gustavo, prazer, me chamo Denis Victor.

    É o seguinte caro amigo, tenho 1 molinésia que comprei ja gordinha, molinésia tigre, pois ela é amarela com pintinhas preta, a coisa mais linda.
    Ela esta bem gordinha, comprei ela já assim, comprei uma criadeira e coloquei ela lá, fiz várias pesquisas na internet e pelo o que eu entendi, ela esta prestes a dar cria.
    Já comprei a comida para alevinos da marca alcon, vamos ver como será essa cria.

    Se você puder me ajudar com algumas dicas básica ficaria grato.

    dados técnicos do meu aquario:

    filtro: rush 10
    cascalho: basalto
    termostato: 25 watts
    aquario: 18 litros
    Ph: 7,0
    peixes:

    1 espada sangue macho
    1 espada sangue femea
    1 corydora albina
    1 Corydora Schwartzi
    1 mexirica
    2 molinésia tigre
    2 molinésia amarela ( nao sei o nome exatamente dela)
    3 mato grosso
    1 rodostumus
    2 neon cardinal.



    OBS: no momento só estou monitorando o Ph, qual tipo mais de monitoramento eu devo fazer no meu aqua? Vale lembrar que logo estou prestes a passar ele para nano plantado

    ResponderExcluir
  54. Comprei alguns peixes hj, algumas molinesias negras femeas, uma estava com a barriga tão grande que achei que ela devia dar filhos e deixei ela só , poiis bem agora há poucas horas que ela chegou aqui em casa pôs 12 filhotes, mas eles ficam sem saber nadar direito, batem pouco as barbatanas, ficam parados embaixo nas pedras... uns parecem que nasceram com o intestino para fora... alguém sabe alguma coisa sobre esses filhores?

    ResponderExcluir
  55. Ola!! Meu nome e Duda a 1 mês +ou- meu irmão comprou 1 casal de molinesias simples negras, abarriga da fêmea cresceu um pouco, não cresceu muito, faz uma semana ou um pouco mais que eu estou de olho na femea, então queria saber se ela esta mesmo prenha!!!!
    quantos filhotes ela pode ganhar!!!!
    e com quantos meses os filhotes estão adultos!!!
    crio guppys(lebiste) minha guppy teve 3 ninhadas a primeiro 3 alevinos, a segunda 12 e a terceira 32 mas na terceira eu coloquei os filhotes na agua com o ph baixo e so sobraram 10
    queria saber porque na ninhada 1 dos 3 1 e fêmea e 2 machos da ninhada 2 10 são machos e 2 fêmeas e da terceira ninhada só parece ter 1 fêmea e 9 machos
    agradeço desde já me ajudem pf!!

    ResponderExcluir
  56. Sou a Duda!!queria saber porque meus filhotes de guppys nascem mais machos que fêmeas!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Eu reparei nas minhas molinésias e percebi que a menor e bem parecida com aquela negra no topo no site(ma parte que esta mostrando as cores) se aquela for fêmea eu acho que tenho um casal!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Oii tenho um aquário com vários peixes do tipo guppy, molinesia, barbo,ee dois guppy morreu ee filhotes sumiram so axei 2 mortos oqe ta acontecendo ? Minha água fica suja e fedendo mto rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agua do meu aquário ficou suja rápido quando eu dei comida em flocos ou quando eu dou ração demais(quando eu comprei os peixes não sabia a quantidade de comida certa nem qual comida a serta)depois que eu espirimentei dar comida em flocos a agua demorou mais para sujar e acertei na quantidade de comida.
      Geralmente eu do umas 6 pequeninas porções por dia.

      Excluir
    2. A comida melhor e a em bolinha

      Excluir
  59. Sou Duda! Minhas molinesias negras são dois machos então comprei uma fêmea dálmata rabo de lira e eles tiveram uns 15 filhotes hoje mas todos morreram, eles nasceram bem, pretinhos, grandinhos e com o saco bitelico bem cheio e amarelinhos e uns da cor da ração ( vermelho escuro).

    ResponderExcluir
  60. Sou Duda! E quero saber porque meus filhotes de molinesia estão morrendo, eu dou a mesma ração que os adultos e os filhotes de guppys e eles morreram.

    ResponderExcluir
  61. Ôla! eu tenho 2 espadas, 2 acára bandeira, 1 mexirica, 1 molinesia negra, 1 molinesia dalmata, 1 molinesia tigresa, 1 molinesia laranja.

    A molinesia negra e a dalmata tiveram filhotes, a negra 28 peixinhos e a dalmata 10, quando eu posso soltar os peixinhos junto com os outros no aquario, eles estão na criadeira.

    ResponderExcluir
  62. ola meu nome é zé da flauta .como saber se a molinezia negra esta gravida.

    ResponderExcluir
  63. Um aquario de 30 litros suporta quantos peixes?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia gustavo araujo eu fiz um aqua de 70 litros e esta com 60 litros gostari de saber se ele esta super populoso eu tenho 6 mato grosso 1 carpa de 5cm 2 molinesia negra com 5filhotes nascido ontem e 2 platy queria saber se posso adicionar mais peixes nele

    ResponderExcluir
  65. meu nome eh aldair e eu nao tive sorte em criar molinesias em aquario . e agora comprei uma caixa d´agua de amianto e eles estao aumentando bem rapido ...

    ResponderExcluir
  66. Boas tenho 2 mollys brancas macho e uma dalmata femea e possivel estes acasalarem?

    ResponderExcluir
  67. Boas tenho 2 mollys brancas macho e uma dalmata femea e possivel estes acasalarem?

    ResponderExcluir
  68. Por favor, queria saber quanto tempo demora para que os alevinos possam ser colocados junto com os adultos no aquário.

    ResponderExcluir
  69. É possível acasalar um Molinésia Negro macho com uma Molinésia Dálmata ? Agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  70. Minha molinésia teve 3 filhotes, quando tiro ela da criadeira e coloco no aquário, os outros peixes ficam cutucando ela na parte de baixo, o que devo fazer? será que eles estão machucando ela? coloquei ela devolta na criadeira com os filhotes. me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  71. pedroprichoa@hotmail.com poderia me responder no e-mail obrigado pra nós trocar uma ideia sobre molinesia

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde gostaria de saber porque a molinesia balão fica intacta no fundo do aquário no meio das pedra como se estivesse morta, parada.

    ResponderExcluir
  73. Olá porque minha molinesia balão fica intacta no fundo do aquário no meio das pedras como se estivesse se escondendo

    ResponderExcluir
  74. Olá eu tenho um aquario plantado com varios guppy e tinha um casal de molinesia negra mas a femia virou macho então agora fiquei com dois macho pq será que a femia de molinesia virou macho.

    ResponderExcluir
  75. Estou com problemas duas fêmeas de molinesia balão já moreram por ficar tempo demais com os filhotes na barriga oque posso fazer para ajudalas e não acontecer mais a morte .
    Delas e dos filhotes.

    ResponderExcluir
  76. Gente eu tenho duas molinesia q uma pário 100 e a outra 75 mas eu n tenho bomba de oxigênio e graças a Deus n morreu nem uma mas eu queria saber quantas vezes eu devo alimentar eles no dia.?

    ResponderExcluir